Voltar à página do índice
Visão geral da LAN sem fio: Guia do usuário do Intel(R) PRO/Wireless 2200BG
Informações sobre a tecnologia de LAN sem fio
As redes sem fio conectam computadores sem usar cabos de rede. Os computadores usam comunicação por rádio para enviar dados entre si. Você pode se comunicar diretamente com outros computadores sem fio ou conectar-se a uma rede através de um ponto de acesso. Ao configurar o adaptador sem fio você seleciona o modo de operação que quiser para cada rede sem fio. Você pode usar o adaptador sem fio para conectar-se a outros dispositivos sem fio semelhantes que estão em conformidade com o padrão 802.11.
Selecionar uma LAN sem fio
As LANs sem fio podem operar com ou sem pontos de acesso, dependendo do número de usuários na rede. O modo de infra-estrutura usa pontos de acesso para permitir aos computadores enviar e receber informações. Os computadores sem fio transmitem para o ponto de acesso, o ponto de acesso recebe as informações e as retransmite para outros computadores. O ponto de acesso pode também conectar-se a uma rede por cabo ou à Internet. Vários pontos de acesso podem trabalhar juntos para cobrir uma área ampla.
O modo ponto-a-ponto, também denominado modo ad hoc, funciona sem pontos de acesso e permitem aos computadores sem fio enviar informações diretamente a outros computadores sem fio. O Modo Ad hoc só é suportado em redes de 802.11b e 802.11g. Você pode usar o modo ponto-a-ponto para conectar computadores em rede em casa, na pequena empresa ou para configurar uma rede sem fio temporária para uma reunião.
Configurar uma LAN sem fio
Existem três componentes básicos que precisam ser configurados para uma LAN sem fio operar de maneira adequada:
- Nome da rede: Cada rede sem fio usa um nome de rede exclusivo para identificação. Este nome é o SSID (Service Set Identifier). Quando você configura o adaptador sem fio, você especifica o SSID. Para conectar-se a uma rede já existente, é necessário usar o nome dessa rede. Se estiver configurando sua própria rede, você pode criar o nome que quiser e usá-lo em cada computador. O nome pode ser de até 32 caracteres e conter letras e números.
- Perfis:Ao configurar seu computador para acessar uma rede sem fio, o gerenciador do cliente sem fio cria um perfil com as configurações de conexão sem fio especificadas. Se quiser se conectar a outra rede, você pode procurar as redes existentes e fazer uma conexão temporária ou criar um novo perfil para essa rede. Após ter criado os perfis, seu computador se conectará automaticamente quando você mudar de local.
-
Segurança: As redes sem fio 802.11 usam a criptografia para ajudar a proteger os dados. O WEP, privacidade equivalente a cabo, usa uma chave de criptografia compartilhada de 64 bits ou de 128 bits para codificar os dados. Antes do computador transmitir os dados, ele os codifica usando uma chave secreta de criptografia. O computador que recebe os dados usa essa mesma chave para decodificar os dados. Se você se conectar a uma rede já existente, use a chave de criptografia fornecida pelo administrador para a rede sem fio. Se estiver configurando sua própria rede, poderá criar sua própria chave e usá-la em cada computador.
- WPA (Wi-Fi Protected Access) é uma otimização de segurança que aumenta consideravelmente o nível de proteção de dados e o controle de acesso para uma WLAN. O modo WPA obriga o uso da autenticação 802.1x e do intercâmbio de chaves para melhorar a criptografia de dados. O WPA utiliza seu protocolo Temporal Key Integrity Protocol (TKIP). O TKIP oferece melhorias importantes à criptografia de dados, o que inclui uma função de combinação de chaves por pacote, um recurso MIC (message integrity check — verificação de integridade de mensagem) denominado "Michael", um recurso de vetor de inicialização estendida (IV — initialization vector) com regras de seqüenciamento e um mecanismo de rechaveamento. Com essas otimizações, o TKIP se protege contra os pontos fracos desconhecidos do WEP.
- Cisco Client Extention (CCX) é uma autenticação 802.1x de servidor e cliente, através de uma senha de login definida pelo usuário. Quando um ponto de acesso sem fio se comunica com um RADIUS habilitado para Cisco LEAP (servidor ACS (Cisco Secure Access Control Server)), o Cisco LEAP fornece o controle de acesso através de autenticação mútua entre os adaptadores cliente sem fio do cliente e a rede sem fio, e disponibiliza chaves dinâmicas de criptografia de usuário individual para ajudar a proteger a privacidade dos dados transmitidos.
Identificar uma rede sem fio
Dependendo do tamanho e dos componentes da rede, existem muitas maneiras de identificar uma LAN sem fio:
- Nome de rede ou SSID (Service Set Identifier):Identifica a rede sem fio. Todos os dispositivos sem fio na rede precisam usar o mesmo SSID.
- ESSID (Extended Service Set IDentifier): Um caso especial de SSID usado para identificar redes sem fio que contêm pontos de acesso.
- IBSSID (Independent Basic Service Set Identifier): Um caso especial de SSID usado para identificar uma rede de computadores sem fio configurados para se comunicarem diretamente entre si, sem ponto de acesso.
- BSSID (Basic Service Set Identifier): Identificador exclusivo para cada dispositivo sem fio. O BSSID é o endereço MAC Ethernet do dispositivo.
- SSID de difusão: Um ponto de acesso pode responder aos computadores enviando pacotes de teste com o SSID de difusão. Se este recurso for habilitado no ponto de acesso, qualquer usuário sem fio pode associar-se ao ponto de acesso usando um SSID em branco (nulo).
Pesquisa de local para sua LAN sem fio
Fazer uma pesquisa de local para sua LAN sem fio é a etapa mais importante no processo de configurar uma rede sem fio. Isto reduz bastante o processo de solução de problemas que terá após ter configurado e preparado a LAN sem fio para o teste de conexão. Para fazer uma pesquisa de local, você precisa das seguintes ferramentas:
- Um ponto de acesso (ou um computador laptop) que esteja configurado como um transmissor. Ele deve ser montado próximo e na mesma altura do local designado para a LAN sem fio.
- Um laptop que irá agir como um receptor móvel. Este deve conter o software de pesquisa de local.
- Um mapa ou planta da área ou do edifício que será usado para mapear a intensidade dos sinais.
Assim que tiver as ferramentas necessárias, você estará preparado para fazer a pesquisa do interior do edifício. Abra o software de pesquisa de local no laptop receptor móvel e mova-o pela área pretendida para a LAN sem fio para testar a intensidade do sinal. Assegure-se de verificar a intensidade do sinal para cada local pretendido para os pontos de acesso. Se encontrar problemas durante a pesquisa do local, verifique se o seu laptop não está próximo de uma parede contendo metal, como um duto de ar condicionado, que possa interferir com a faixa de alcance do sinal. Mova o transmissor e teste novamente a intensidade do sinal. Para que os usuários tenham uma cobertura ininterrupta ao se movimentarem de um ponto de acesso a outro, os níveis de sinal em cada ponto precisam se sobrepor. Existem softwares disponíveis que determinam o alcance dos sinais sem interrupção de um ponto de acesso a outro.
A infra-estrutura do edifício pode algumas vezes interferir com o sinal de microondas mas se você encontrar o local e a causa da interferência isso permitirá o planejamento dos melhores locais para montar seus pontos de acesso para uma cobertura otimizada. Os sinais de microondas viajam em todas as direções, o que significa que há um único ponto de acesso para um edifício de vários andares. Entretanto, a faixa de alcance depende muito do material utilizado na construção do piso, especialmente se forem usados materiais metálicos. Assim que determinar que o sinal é forte dentro do edifício, você estará preparado para verificar a intensidade do sinal fora do edifício. Para isso, leve o laptop receptor móvel o mais longe possível na rua ou em volta do edifício sem perder significativamente a intensidade do sinal. Se possível, é bom saber os tipos de rede usadas pelas empresas nos andares acima e abaixo de onde estiver para que possam trabalhar em harmonia. Segurança é muito importante nas redes sem fio. Se você se comunicar com as pessoas que estiverem próximas, é melhor selecionar os canais corretos assim como os melhores locais para os pontos de acesso.
Fatores que afetam a faixa de alcance
Embora os pontos de acesso possam transmitir o sinal até 20 metros em uma área com muitas barreiras ou até 153 metros numa área aberta, a faixa de alcance é afetada pelos seguintes fatores:
- Materiais de construção como aço e paredes de gesso podem encurtar a faixa de alcance de sinais de rádio.
- O layout físico da área pode interferir com os sinais e causar a sua perda.
- Ruídos eletrônicos de telefones celulares, fornos de microondas ou outros dispositivos na mesma freqüência podem interferir com a transmissão dos sinais.
- A faixa de alcance é inversamente proporcional à taxa de dados, portanto, quanto mais rápido o sinal é enviado, menor é a distância que eles têm que percorrer.
A consideração desses fatores durante a pesquisa de local da WLAN é um ponto importante para dar a todos os usuários uma conectividade móvel ininterrupta. O uso de vários pontos de acesso reduz o impacto desses fatores se sua área tiver paredes divisórias.
O que é uma pesquisa de local?
Pesquisa de local é um exame e análise em profundidade de um local proposto para uma LAN sem fio. O objetivo da pesquisa de local é determinar o número de pontos de acesso necessários, os tipos de antenas necessárias e a melhor posição para esses pontos de acesso e antenas. Embora a meta da pesquisa de local seja simples, os meios de atingir essa meta não o são. Algumas etapas incluem medições, mas a maioria exige experiência, tentativa e erro e um pouco de suposições em vez de números e dados. A Intel® recomenda que seja feita uma pesquisa de local antes de instalar uma LAN sem fio. As pesquisas de local são importante especialmente para:
- Ao instalar um novo local: Examine a disposição dos pontos de acesso e antenas em todo o local sugerido.
- Ao mudar um local existente: Ao modificar ou ampliar uma estrutura de rede já existente, reexamine a disposição dos pontos de acesso e antenas. Se precisar um nível diferente de cobertura em algumas áreas, pode ser necessário mover, reposicionar ou suplementar os pontos de acesso e as antenas.
- Ao mudar fisicamente o local: Reformas no local podem introduzir novas fontes de interferência, como motores e estruturas de metal dentro da área de cobertura do ponto de acesso, mesmo que não afetem diretamente os locais dos pontos de acesso.
Elementos de uma pesquisa de local eficiente
Uma pesquisa de local eficiente precisa de quatro elementos. Se não forem alocados tempo, investimento e energia necessários antecipadamente para uma pesquisa de local apropriada, podem ocorrer maiores despesas e mais tempo, mais tarde, quando surgirem problemas que exijam ajustes repetidos à configuração sem fio. Os três elementos de uma pesquisa de local eficiente são:
- Exame dos problemas de uso da rede que serão resolvidos pela LAN sem fio.
Quantos clientes precisam de uma conexão LAN sem fio? Que áreas do local precisam de conectividade LAN sem fio? Quantas horas por dia de conectividade de LAN sem fio são necessárias? Quais os locais passíveis de gerar a maior quantidade de tráfego de dados? Onde há a maior possibilidade de ocorrer a expansão futura da rede?
- Estudo das plantas do local proposto para a LAN sem fio.
A planta do local é um mapa com a localização dos objetos, como paredes, divisórias e qualquer coisa que possa afetar o desempenho de uma LAN sem fio. O exame da planta antes da inspeção física ajuda a identificar as áreas onde o equipamento sem fio pode ter melhor desempenho e as áreas onde o desempenho pode não ser bom. Muitas das obstruções não são imediatamente visíveis e, em alguns casos, uma sala construída para um fim específico, como um laboratório de radiologia, pode ter sido convertida em algo completamente diferente, como uma sala de reuniões. A planta pode também mostrar as áreas propostas para a expansão futura do edifício. Para preparar-se para a próxima etapa da pesquisa de local, marque os locais possíveis para os dispositivos sem fio na planta, consulte essas marcações durante a inspeção física e faça um inventário.
- Inspeção física e inventário do local.
O objetivo principal da inspeção física é documentar os itens ou materiais próximos de um local proposto para um dispositivo que possam interferir com a recepção ou transmissão e afetar a performance da rede. Documente o nível de estoque e inventário, as condições ambientais atuais e qualquer material que possa interferir com a LAN sem fio.
Voltar à página do índice
Leia todas as restrições e isenções de responsabilidade.